Meditação Mindfulness

CURSO DE MEDITAÇÃO MINDFULNESS

Atenção! estamos com novo site no ar:
Visite, adicione aos favoritos e mantenha-se informado !
 




Treinamento de 8 Semanas em Meditação Mindfulness (T8SM)
Próxima turma regular com início:
Dia 1 de Agosto
Sempre aos Sábados, das 10hs às 11:30hs.

  Atenção para as datas: 
Datas: 1Ago, 8Ago, 15Ago, 22Ago, 29Ago, 12Set, 19Set, 26Set.
Valor Total: R$ 1.200,00 (pode ser facilitado em 2 ou 3 vezes)
Inclui apostilas e CDs em cada aula. 

ou
Mande um email com sua disponibilidade que enviaremos a programação de novo grupo: nucleosaberser@gmail.com
_____________________________________________________
Treinamento Individual:
8 encontros semanais com 1hr de duração.
Horário à combinar.
Inclui apostilas e CDs.
_____________________________________________________
Turmas Especiais:
É possível montar uma nova turma em outro horário.
Entre em contato para saber as condições.

Também há possibilidade de aulas por Skype.
As aulas seguem o formato presencial, sendo um encontro por semana, com uma hora de duração. O material didático será fornecido via download. O pagamento pode ser feito via depósito bancário.

Envie email para nucleosaberser@gmail.com
________________________

Formação em Mindfulness
Já temos um programa de formação para profissionais interessados em aplicar mindfulness em seus clientes/pacientes. Por favor, envie email para nucleosaberser@gmail.com
e receba mais informações.
_________________________________________

Meditação para ex-alunos:
Todo Sábado, das 9hs às 10hs.
Favor se inscrever antes. Será cobrado valor por aula.


___________________________________________
O Treinamento de 8 Semanas tem como objetivo ensinar a prática inicial da meditação conhecida como Mindfulness. É inspirado em protocolos internacionais utilizados em pesquisas, sendo uma duração que oferece resultados mensuráveis. Cada encontro tem duração de 1hr30min e são passados exercícios para prática em casa, CDs e apostilas para cada etapa do aprendizado. Com uma escala de avalição no início e ao final do curso, é possível medir a evolução na prática.
O Treinamento Individual segue o modelo de 8 semanas, mas é possível adaptar a técnica às necessidades individuais, além de flexibilizar os horários de aula.
Também inclui CD com músicas e orientações para auxíliar a prática em casa e apostila.

A meditação mindfulness é a mais indicada para quem sofre com excessos de pensamentos e faz parte das práticas iniciais de todas as tradições meditativas.
Esta técnica é amplamente utilizada como um treinamento mental para desenvolver foco, atenção, estabilidade emocional e gerar bem-estar.
Com uma abordagem livre de vínculo religioso, os principais autores discutidos são Jon Kabat-Zinn, Alan Wallace e a colega Dra. Tamara Russell do King's College de Londres.
A meditação mindfulness é uma prática cada vez mais difundida no meio da saúde, por ter seus efeitos comprovados por pesquisas em diversas áreas como psiquiatria, oncologia, neurociências, tratamentos para dores crônicas, ansiedade, insônia, estresse, entre outros.


É necessário inscrição prévia.
Faça sua inscrição pelo email nucleosaberser@gmail.com
Verifique endereço no box ao lado e confira no Google Maps.

Facilitadora: Katya Sibele Stübing - com mais de 24 anos de experiência em meditação, Katya coordena grupos desde 2002. Atualmente, além dos cursos e atendimentos que oferece no Núcleo SaberSer, também coordena um projeto de meditação para pacientes  no Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.
Mestranda em Ciências da Saúde na área da Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, seu projeto de pesquisa tem como foco adaptar técnicas de meditação mindfulness para pacientes internados com Transtorno Alimentar (Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa).


Mais Sobre a Meditação Mindfulness

A meditação conhecida como Mindfulness é uma técnica de treinamento mental que visa acalmar o fluxo caótico dos pensamentos, aumentando a capacidade de concentração e atenção de forma voluntária, focada e relaxada.

O termo mindfulness tem uma tradução difícil para o protuguês, mas podemos dizer que descreve um estado mental particular de atenção. É aquele momento onde você está total e completamente absorvido com o momento presente, sem pensar em coisas do passado ou do futuro, e percebe quando sua mente se distrai. É uma forma de prestar atenção ao que está acontecendo exatamente agora, a cada momento, de forma acolhedora e sem julgamentos.
Ao estimular uma observação imparcial dos eventos, a meditação Mindfulness nos ajuda a olhar os acontecimentos com outros olhos, trazendo uma nova perspectiva para os eventos, possibilitando novas escolhas, mais conscientes.
Em geral, quando prestamos atenção por longos períodos, sentimos muito cansaço - é preciso muito esforço para manter nossa concentração e em geral o corpo sofre com as tensões musculares. Nesta prática meditativa, você aprende a relaxar o corpo e manter a mente desperta.

A técnica de Mindfulness tem suas raízes na tradição budista e foi adaptada para os ocidentais no início da década de 1980. Inicialmente, Jon Kabat-Zinn desenvolveu um programa para auxiliar pacientes com problemas de dores crônicas e depois o programa expandiu para transtornos de ansiedade, depressão e hoje é utilizado em diversos setores da saúde.
Várias técnicas terapêuticas foram desenvolvidas a partir dos princípios da Mindfulness, como por exemplo:
  • Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT, em inglês) para pacientes em recuperação de Depressão;
  • Terapia de Comprometimento e Aceitação (ACT, em inglês) para comportamento compulsivos;
  • Terapia Dialética Comportamental (DBT, em inlgês) para pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline;
  • Terapia Baseada em Mindfulness para Transtornos Alimentares (MB-EAT, em inglês).

A meditação Mindfulness também está expandindo para a área da educação infantil e dos meios corporativos, por ajudar praticantes de todas as idades na resolução de problemas e na lida com situações estressantes, aumentando a capacidade de escolhas mais conscientes e mais satisfatórias.
Mindfulness é um treino mental livre de vínculo religioso, onde você aprende a focar sua atenção de forma voluntária, aumentando seu rendimento nas diversas atividades do dia-a-dia.
Assim como qualquer nova habilidade, é preciso dedicação e esforço. Longe de ser uma atividade passiva, o praticante é estimulado a perceber os pensamentos sem se envolver com eles, assumindo o controle de sua atividade metal. Essa é a meta final e para alcançá-la, é preciso disciplina e vontade. 

Ao diminuir o fluxo dos pensamentos, a meditação favorece a percepção de que somos muito mais do que nosso processo mental. Ao entrar em contato com sua dimensão interior, o praticante vivencia uma tranquilidade e paz que são extendidas para suas ações no cotidiano.




Referências:

BAER, R. (2005). Mindfulness-Based Treatment Approaches. Clinician’s Guide to Evidence and Application. Academic Press (Elsevier). Amazon

FORTNEY, L.; TAYLOR, M. (2010). Meditation in Medical Practice: a Review of the Evidence and Practice. Primary Care Clin Office Pract, No 37: 81-89. Science Direct

HERBERT, J.D.; FORMAN, E.M. (orgs) (2011). Acceptance and Mindfulness in Cognitive Behavior Therapy: Understanding and Applying the new therapies. New York: John Wiley & Sons. Amazon

KABAT-ZINN, J. (1990). Full Catastrophe Living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain and illness. Delta Books. Amazon

KABAT-ZINN, J.; MASSION, A. O.; KRISTELLER, J.; PETERSON, L. G.; FLETCHER, K. E.; PBERT, L; LENDERKING, W. R.; SANTORELLI, S. F. (1992). Effectiveness of a Meditation-Based Stress Reduction Program in the Treatment of Anxiety Disorders. Am J Psychiatry, 149: 936-943. PDF from Google

KRISTELLER, J. L.; HALLETT, C. B. (1999). An Exploratory Study of a Meditation-based intervention for Binge Eating Disorder. Journal of Health Psychology, No 4: 357. PDF from Google

MARS, T. S.; ABBEY, H. (2010). Mindfulness Meditation Practice as a Healthcare Intervention: a Sistematic Review. International Journal of Osteopathic Medicine, No 13: 56-66. Science Direct

RUBIA, K. (2009). The Neurobiology of Meditation an its Clinical effectiveness in Psychiatric Disorders. Biological Psychology, 82: 1-11. Science Direct

WALLACE, B.A; SHAPIRO, S. (2006). Mental Balance and Well-Being: Building Bridges Between Buddhism and Western Psychology. American Psychologist, Vol 61, N7: 690-701.  Google Scholar